GUIA: ARACAJU-SE

Letreiro 'Aracaju' na orla de Sergipe - Imagem Principal

Aracaju, no Sergipe, tem um ar de cidade do interior e a diversidade de uma metrópole. Monumentos históricos contrastam com edifícios modernos. Feiras locais e mercados públicos são tão procurados quanto os grandes shoppings. Restaurantes regionais e contemporâneos dividem clientes. E o mar convive de perto com os rios, dando um toque especial às paisagens da cidade.

Viajantes que curtem tranquilidade encontram muito o que fazer em Aracaju: escolher o canto preferido nos mais de 30 quilômetros de praias, navegar pelos manguezais, tomar banho de rio, renovar as energias assistindo a um belo pôr do sol e conhecer a cultura sergipana e a maravilhosa gastronomia regional. E na capital sergipana, para dar aquele agito nas férias, também não faltam bares e casas de forró!

Como chegar a Aracaju

A principal maneira de chegar a Aracaju é pelo Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria (AJU). O terminal recebe diariamente voos diretos partindo de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife. Tem ainda voos com conexão saindo de diversas outras cidades brasileiras.

Quando ir a Aracaju

Faz calor praticamente o ano inteiro em Aracaju. Ou seja: a temperatura para curtir as praias não é um problema! O que pode mudar a sua experiência em uma viagem à capital do Sergipe, no entanto, é a precipitação. Os meses com mais chuva em Aracaju são maio e junho. E a época mais seca vai de setembro a março.

Vista da orla de Aracaju Praia de Atalaia, Aracaju

Onde ficar em Aracaju

Grande parte dos hotéis de Aracaju estão localizados na Orla de Atalaia ou na Coroa do Meio, bairros muito próximos, ambos banhados pela Praia de Atalaia. Nessa região, também estão boas opções de restaurantes e diversos pontos turísticos da capital sergipana. Há ainda opções nos bairros Jardins e Grageru, bem como na praia de Aruana, mais afastada do agito turístico e do centro da cidade.

Aluguel de carro de Aracaju

Aracaju está muito bem abastecida de serviços de transporte, como táxi, Uber e linhas de ônibus. Para curtir o centro histórico e as praias mais centrais, como a de Atalaia, certamente não será preciso ter um carro à disposição.

Agora, alugar um carro pode ser uma boa pedida se a ideia for explorar os mais de 35 quilômetros de praia em Aracaju. Além disso, com carro você poderá visitar destinos próximos com maior autonomia (e economia, em alguns casos), como a Praia do Saco, Mangue Seco e o Cânion do Xingó.

Mercado Thales Ferraz em Aracaju Passarela do Caranguejo, Aracaju

O que fazer em Aracaju

Aracaju é um destino que reúne um extenso litoral, praias de rio, centro histórico repleto de museus e mercados públicos, além de uma culinária deliciosa. Cenário perfeito para as férias, não é? Em uma viagem à capital sergipana, não deixe de conhecer a Praia de Atalaia e a Orla de Atalaia, onde ficam atrações como o Projeto Tamar (Oceanário de Aracaju), os Arcos da Orla de Atalaia e a Passarela do Caranguejo.

No Centro Histórico, passeie pelo Largo da Gente Sergipana e conheça o divertido Museu da Gente Sergipana. Visite os pontos turísticos no entorno das praças Fausto Cardoso e Olímpio Campos, como a Catedral de Aracaju, e percorra os mercados municipais, entre eles, o Mercado Thales Ferraz.

Passeio de catamarã nos Cânions do Xingó Centro Histórico de Aracaju

No sul da capital sergipana, estão ainda bons destinos para curtir a vida à beira-mar, como a Praia de Aruana e a Praia do Mosqueiro, onde ficam os mais famosos clubes de praia. E não deixe de navegar pelo Rio Vaza-Barris, indo de lancha ou catamarã até a Crôa do Goré e a Ilha dos Namorados. No fim do dia, assista ao espetáculo do entardecer na Orla do Pôr do Sol.

Atrações próximas a Aracaju

Aproveite para conhecer as diversas e belas atrações próximas a Aracaju. No sul do estado, a cerca de uma hora da capital, está a paradisíaca Praia do Saco. Vale fazer o passeio combinando com Mangue Seco, do outro lado do rio, já na Bahia. Outro destino muito procurado por quem visita o Sergipe é o Cânion do Xingó, na incrível Região do Xingó.

Culinária sergipana, Moqueca Pôr do sol na Orla do Pôr do Sol

Em um bate e volta de Aracaju, dá ainda para passar um dia na Lagoa dos Tambaquis, conhecer a Foz do Rio São Francisco e cidades históricas tombadas pelo IPHAN, como São Cristóvão e Laranjeiras.

Lagoa dos Tambaquis

E aí, partiu conhecer Aracaju?

Fonte: Melhores Destinos